Para a comunidade técnica em geral, aquilo que o SAPO faz é realmente uma incógnita, pelo que vamos com este post tentar levantar um pouco o véu a esta entidade.
Antes de mais, convém esclarecer que há duas entidades a partilhar da marca SAPO: o SAPO ADSL e o SAPO Portal. Falamos de equipas distintas e disjuntas, e falamos neste blog apenas sobre o SAPO Portal.
Que faz então o SAPO Portal?
Muita coisa.
Temos blogs, pesquisa, notícias, fotos, vídeos, messenger, mail, mapas, links, etc.
Temos aplicações para o iPhone (e mais novidades surgirão neste contexto durante o ano), um grande foco no portal para plataformas móveis, produtos como o Spot (uma rede social) e o Saber (uma enciclopédia online em português) e dezenas de sites dedicados a diversos temas (cinema, receitas e restaurantes, jogos e mais jogos, livros, tecnologia, televisão, música, saúde, meteorologia, etc.)
Também temos portais dedicados à mulher, à família ou a crianças.
Temos um portal de classificados e inclusivé sites de classificados em áreas como casamentos, emprego, imóveis ou automóveis.
Estamos já presentes em Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde.
Disponibilizamos alguns dos nossos serviços via Web Services e inclusivé disponibilizamos o código de algumas das nossas plataformas, como o Broker, o Bus ou até mesmo o nosso cliente de Jabber para Mac.
Usamos Perl, PHP, Python, Java, JavaScript, C# e outras linguagens. Temos MySQL, PostgreSQL, Oracle e não só.
Temos dezenas de programadores e centenas de servidores.
É isto que o SAPO faz, apesar de estas listas não serem de todo exaustivas, nem pretenderem ser, pois há de facto imensos projectos no SAPO.
Para além disso há também muitos projectos internos e parcerias que não são visíveis ao utilizador comum, mas que de facto são complexos e relevantes para a nossa estrutura.