Cerca de 12 pessoas reúnem-se esta semana para discutir a fase V do Service Delivery Framework.
E perguntam vocês: "O que é a Service Delivery Framework?"
E respondemos nós: É uma coisa altamente. É um middleware, uma layer de serviços com uma série de coisas que o liga às estruturas das telcos e às suas lógicas de negócio. É uma recomendação, da qual o maior bloco é claramente o layer de serviços. É aquilo de que todas as telcos necessitam e que cada uma tem vindo a criar à sua medida, sendo que eventualmente muitas delas se juntaram para criar algo melhor em conjunto.
E questionam vocês: "E o que é que esta reunião em particular tem de diferente das outras?"
E nós esclarecemos: Esta tem lugar no SAPO!
Durante três dias o SAPO é anfitrião da TM Forum Service Delivery Framework Team.
Apesar de desenvolver muito trabalho online, pontualmente esta equipa encontra-se para reuniões presenciais, cara a cara. Sendo a equipa internacional, estas reuniões vão tendo lugar em locais distintos, sendo que desta vez foi Lisboa o escolhida.
E pergunta um tipo lá do fundo da sala: "Mas porquê o SAPO?"
E nós esclarecemos uma vez mais: É que o SAPO já percebe da poda...
Durante os últimos anos implementamos e temos vindo a melhorar cada vez mais um Bus de serviços que faz precisamente o que aqui se pretende. É aquilo que alimenta o http://services.sapo.pt/ e muitos outros sistemas.
A solução que hoje se procura já foi cá desenvolvida há algum tempo, daí que durante este workshop a equipa do SAPO vá apresentar à equipa do SDF uma proposta de implementação do Service Management Interface.