Entre outras coisas, o SAPO age como broker de conteúdos.
Neste contexto, recebemos informação de cerca de uma centena de parceiros, trabalhamo-la e utilizamo-la.
Em alguns casos podemos fornecê-la tal como nos chega, noutros não. Noutros ainda, depende; depende da plataforma em que vamos disponibilizar, depende dos termos que vamos aplicar, etc.
Com tantos parceiros e com tantos casos diferentes, e numa empresa onde trabalham mais de 270 pessoas, é fácil alguma coisa correr mal.
Nos últimos dois dias o SAPO fez uma asneira, que é hoje aqui explicada em três passos simples.
Passo um - erro humano
Ao introduzir dados no nosso Bus existe uma checkbox que define se o serviço é público ou privado.
Os serviços privados ficam disponíveis apenas na nossa rede, para que outras plataformas do SAPO os possam usar, e os públicos ficam também disponíveis num endpoint de acesso geral, sujeitos aos termos e condições de serviço em services.sapo.pt.
Quando se introduziu no Bus o feed de informação de trânsito, terá ficado esquecida a selecção da dita checkbox.
Assim, o SAPO começou a disponibilizar informação que não deveria, e aqui começa a nossa saga.
Passo dois - o detectar do erro e a acção de resposta
Foi o próprio fornecedor do SAPO que detectou que algo estava mal, quando surgiu uma aplicação para o Android que fazia uso da sua informação.
O fornecedor contactou o SAPO, descreveu o que tinha observado, e perguntou o que se passava.
Do lado do SAPO, a pessoa que recebeu a questão interpretou mal: em vez de se aperceber que era o SAPO quem tinha errado, tendo disponibilizado informação que não devia, assumiu apenas que a terceira parte, o autor da aplicação para Android, estava a utilizar esta informação indevidamente (o que não era verdade, já que a pessoa se tinha regido pelos termos e condições que estavam dispostos na página).
Pior do que perceber errado foi o tentar resolver o problema, que passou por um mail curto e grosso ao autor da aplicação no qual se exigia o fim do uso da feed sob pena do SAPO "tomar providências".
Este foi o segundo erro por parte do SAPO.
Passo três - resolver a asneira
A história não ficaria completa sem que resolvêssemos o problema, e como o mesmo começou a ser discutido por várias pessoas ontem no Twitter e noutras redes, achamos por bem colocar aqui este post a explicar a todos ao mesmo tempo o que se tinha passado e o que tinha sido feito.
O fornecedor foi contactado e a situação foi-lhe explicada. Eles são pessoas como nós e compreenderam.
O autor da aplicação foi contactado e a situação também lhe foi explicada. Já lhe foi garantido que não há providências nenhumas a serem tomadas.
As pessoas que tentaram resolver o problema de uma forma que não a melhor também já foram esclarecidas. As únicas medidas que realmente foram tomadas no SAPO relativamente a este assunto foram no sentido de que situações semelhantes não tornassem a ocorrer.
Entretanto, estamos já a ver de que forma poderemos disponibilizar a informação para que a referida aplicação possa continuar a fazer uso da mesma.
Mais informação sobre o assunto no fórum Androidpt, aos membros do qual agradecemos a paciência e compreensão.